NOTRE PROJET


O Projeto de Secção Europeia de Língua Francesa (SELF) 

Uma oferta de escola que promove o Plurilinguismo

O projeto Secção Europeia propõe uma abordagem inovadora e integradora na aprendizagem do Francês como língua estrangeira. Presente em 400 estabelecimentos de ensino da União Europeia, pretende privilegiar o multilinguismo, veículo importante para a promoção de uma melhor intercompreensão entre os cidadãos europeus.
A adesão do Agrupamento a este projeto é o resultado da sua preocupação em adequar, por um lado, o ensino às novas apetências e necessidades dos alunos, apostando nas mais-valias das novas tecnologias, e responder, por outro lado, às novas orientações do Ministério da Educação que incentiva um ensino baseado numa pedagogia ativa, favorável à dinamização de projetos interdisciplinares e colaborativos entre pares.
O projeto SELF surge no âmbito do Protocolo de Cooperação Educativa luso-francês de 10 de abril de 2006, assinado entre Portugal e a Embaixada Francesa. Respeita o Documento Enquadrador das SELF, de 3 de julho 2006, com o necessário parecer favorável do Senhor Secretário de Estado da Educação. Apresenta-se como mais uma das já várias experiências encetadas no nosso país com Secções Europeias de Língua Francesa.
O projeto SELF iniciou com uma turma de 7ºano, no ano letivo 2018/19. Permite um reforço de 45 minutos na disciplina de Francês, a integração progressiva do Francês na disciplina não linguística (DNL-Físico-Química), o desenvolvimento de atividades inovadoras que relacionam os conteúdos das disciplinas e a implementação de uma maior diversidade de estratégias de ensino na aula de reforço de Francês para consolidar os conteúdos lecionados e melhorar a competência linguística.

A implementação do projeto de uma SELF visa, consequentemente, desenvolver um trabalho profícuo, no sentido de:
§  responder a duas vertentes do Projeto Educativo do Agrupamento: privilegiar “o favorecimento do multilinguismo como enriquecimento cultural do indivíduo e como forma de contribuir para a mobilidade e a competitividade europeias” e minimizar o abandono escolar, revelando-se um valioso contributo na formação pessoal dos alunos, imprescindível no mundo multicultural e multilingue contemporâneo;
§  participar, de forma ativa, em projetos internacionais, conferindo ao Agrupamento uma imagem de relevo, modernidade e dinamismo, quer a nível distrital, quer a nível nacional;
§  divulgar as iniciativas de promoção do ensino da Língua Francesa no Agrupamento de Escolas Vertical António Feijó e dos trabalhos realizados na disciplina de DNL, através de um blogue da SELF;
§  consolidar a aprendizagem da língua estrangeira e comprovar os níveis de proficiência dos alunos de francês da SELF, com  a realização do exame DELF pelos mesmos, num dos 3 anos da implementação do projeto no Agrupamento;
§  aumentar a participação dos Encarregados de Educação na vida escolar dos seus educandos;
§  promover e facilitar a cooperação entre instituições de ensino (Agrupamento de Escolas António Feijó <-> Ministério da Educação (DGE /DGEstE) <-> Alliance Française) e a Autarquia de Ponte de Lima.

Em suma, a implementação de uma SELF revela-se um valioso contributo para a formação pessoal dos alunos e confere ao Agrupamento uma imagem de modernidade e de abertura ao mundo exterior.
A coordenadora do Projeto
Brigitte Lima

Commentaires