O Projeto de Secção Europeia de Língua Francesa (SELF)
Uma oferta de escola
que promove o Plurilinguismo
O
projeto Secção Europeia propõe
uma abordagem inovadora e integradora na aprendizagem do Francês como língua
estrangeira. Presente em 400 estabelecimentos de ensino da União Europeia, pretende
privilegiar o multilinguismo, veículo importante para a promoção de uma melhor intercompreensão
entre os cidadãos europeus.
A adesão do Agrupamento a este projeto é o resultado da sua preocupação
em adequar, por um lado, o ensino às novas apetências e necessidades dos
alunos, apostando nas mais-valias das novas tecnologias, e responder, por outro
lado, às novas orientações do Ministério da Educação que incentiva um ensino
baseado numa pedagogia ativa, favorável à dinamização de projetos
interdisciplinares e colaborativos entre pares.
O projeto
SELF surge no âmbito do Protocolo de Cooperação
Educativa luso-francês de 10 de abril de 2006, assinado entre
Portugal e a Embaixada Francesa. Respeita o Documento Enquadrador das
SELF, de 3 de julho 2006, com o necessário parecer favorável do Senhor Secretário de Estado da Educação. Apresenta-se
como mais uma das já várias experiências encetadas no nosso país com Secções
Europeias de Língua Francesa.
O projeto SELF iniciou com uma turma de 7ºano, no ano
letivo 2018/19. Permite um reforço de 45 minutos na disciplina de Francês,
a integração progressiva do Francês na disciplina não linguística (DNL-Físico-Química),
o desenvolvimento de atividades inovadoras que relacionam os conteúdos das
disciplinas e a implementação de uma maior diversidade de estratégias de ensino
na aula de reforço de Francês para consolidar os conteúdos lecionados e
melhorar a competência linguística.
A implementação do projeto de uma SELF visa,
consequentemente, desenvolver um trabalho profícuo, no sentido de:
§ responder a duas
vertentes do Projeto Educativo do Agrupamento: privilegiar “o favorecimento do
multilinguismo como enriquecimento cultural do indivíduo e como forma de
contribuir para a mobilidade e a competitividade europeias” e minimizar o abandono escolar, revelando-se um
valioso contributo na formação pessoal dos alunos, imprescindível no mundo
multicultural e multilingue contemporâneo;
§ participar, de forma
ativa, em projetos internacionais, conferindo ao Agrupamento uma imagem de
relevo, modernidade e dinamismo, quer a nível distrital, quer a nível nacional;
§ divulgar as
iniciativas de promoção do ensino da Língua Francesa no Agrupamento de Escolas
Vertical António Feijó e dos trabalhos realizados na disciplina de DNL, através
de um blogue da SELF;
§ consolidar a aprendizagem
da língua estrangeira e comprovar os níveis de proficiência dos alunos de
francês da SELF, com a realização do
exame DELF pelos mesmos, num dos 3 anos da implementação do projeto no
Agrupamento;
§ aumentar a
participação dos Encarregados de Educação na vida escolar dos seus educandos;
§
promover e facilitar a cooperação entre instituições de ensino (Agrupamento
de Escolas António Feijó <-> Ministério da Educação (DGE /DGEstE) <-> Alliance Française) e a Autarquia de Ponte de Lima.
Em suma, a
implementação de uma SELF revela-se um valioso contributo para a formação
pessoal dos alunos e confere ao Agrupamento uma imagem de modernidade e de
abertura ao mundo exterior.
A coordenadora do Projeto
Brigitte Lima
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